planejamento de obras lean 4 dicas

04 PRÁTICAS LEAN DE PCP | Planejamento de obras

Você sabe como fazer um bom planejamento de obras? 

Nas últimas semanas, falamos sobre um interessante artigo publicado pelos professores Maurício Bernardes e Carlos Formoso, ambos referência em Planejamento e Controle da Produção (PCP) lean, no qual os autores apresentam um conjunto de 14 práticas gerenciais que contribuem para a avaliação de sistemas de PCP em construtoras.

Se você não teve acesso ao conteúdo acima, basta clicar nos links abaixo.

 

05 PRÁTICAS LEAN DE PCP | Padronização e Análise de Processos

05 PRÁTICAS LEAN DE PCP | Colaboração no Canteiro de Obra

 


Esta é uma sequência de 3 posts aqui no SK Blog, nos quais abordamos Práticas Lean de Planejamento e Controle da Produção (PCP). Vamos lá para última parte? 

No blog de hoje, apresentamos as últimas 4 práticas. São elas:

1 Utilização de PPC e identificação das causas dos problemas

Reduzir a variabilidade no processo de planejamento de obras é essencial para melhorar a eficiência da produção. Para isso, medimos a eficácia desse processo através de um indicador chamado PPC (Percentual do Plano Cumprido), o qual é calculado através da divisão do número de tarefas executadas integralmente, normalmente em uma semana, pelo número de tarefas planejadas no período. Vale lembrar que quando uma tarefa não é executada por completo, precisamos identificar a causa raiz do problema para definirmos ações de melhoria e reduzirmos a variabilidade do PPC.

2 Utilização de sistemas de indicadores de desempenho

As melhorias precisam ser baseadas em fatos e dados. Por isso, precisamos avaliar o desempenho dos processos por meio de indicadores que sirvam de base para a tomada de decisões no intuito de melhorar a eficiência dos mesmos.

3 Realização de ações corretivas a partir das causas dos problemas

Apesar de parecer óbvia, essa prática não é muito utilizada pelas empresas. Poucas construtoras identificam a origem dos problemas encontrados na produção e uma parcela ainda menor tomam ações com base nessas causas. Portanto, busque sempre entender o motivo do não cumprimento das tarefas planejadas e tome ações com base nessas informações para que o problema não se repita e o planejamento de obras possas ser melhorado continuamente.

4 Realização de reuniões para difusão das informações

O planejamento de obras tem que ser visto como um processo. Nele, além das fases de preparação e retroalimentação do pcp, temos as etapas de coleta de dados, elaboração dos planos e também a de difusão das informações. Essas última, apesar de importante, nem sempre é realizada a contento. Discutir metas, alterações nos planos, problemas e suas causas, entre outros temas, são exemplos de assuntos que precisam ser discutidos com as equipes de produção. As reuniões semanais são um bom momento para esse diálogo.

 

Aqui vai um resumo para você:

01 | Padronização do PCP

02 | Hierarquização do Planejamento

03 | Análise e avaliação qualitativa dos processos

04 | Análise dos fluxos físicos

05 | Análise de restrições

06 | Utilização de dispositivos visuais

07 | Formalização do planejamento de curto prazo

08 | Especificação detalhada das tarefas

09 | Programação de tarefas reservas

10 | Tomada de decisão participativa

11 | Utilização de PPC e identificação das causas dos problemas

12 | Utilização de sistemas de indicadores de desempenho

13 | Realização de ações corretivas a partir das causas dos problemas

14 | Realização de reuniões para difusão das informações

 

Para refletirPARA REFLETIR
Compare as práticas lean de pcp com aquelas utilizadas em suas obras e faça os ajustes necessários. Os benefícios trazidos pela aplicação das práticas serão sentidos nos processos de pcp e melhoria contínua (kaizen), na gestão do canteiro e no orçamento de obra.

E aí, gostou do conteúdo? Conte para a gente

 


Referência:

2002. Bernades, M.M.S e Formoso, C.T. Diretrizes para avaliação de sistemas de planejamento e controle da produção de micro e pequenas empresas de construção. In: Encontro Nacional do Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC). Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. 10p.


 

Aprenda Lean Com Quem Entende Do Assunto

Aproveite para garantir sua vaga na nossa lista de espera para os próximos cursos da SK.