Você define METAS para os processos que gerencia?
Melhorar os processos continuamente é essencial para todos que praticam a filosofia lean de gestão. Para isso acontecer, é preciso engajar as pessoas que trabalham na organização, tomar decisões baseadas em fatos e dados e, sobretudo, criar uma cultura de resolução de problemas.
Além disso, segundo Isatto et al. (2000), existem fatores que contribuem para direcionar e consolidar os esforços ligados à melhoria contínua. São eles:
- Definição clara de prioridades e metas a serem alcançadas
- Padronização de procedimentos, de forma a consolidar boas práticas e servir de referência para futura melhorias
- Criação de uma postura de identificação das causas reais dos problemas e implementação de ações corretivas
- Utilização de indicadores de desempenho para o monitoramento do processo
Dentre os pontos citados acima, tenho notado, durante as visitas que faço às empresas de construção, a falta de objetivos bem definidos para a gestão dos processos, sejam eles de produção, suprimentos, projetos, etc.
Portanto, a dica de hoje é: DEFINA METAS CLARAS PARA OS PROCESSOS! Sem essa definição, as equipes ficam perdidas e não conseguem avançar em direção à excelência operacional.
Para terminar, replico aqui uma interessante provocação que li em um artigo escrito por Art Byrne, autor do livro Lean Turnaround: How Business Leaders Use Lean Principles to Create Value and Transform Their Company.
A definição de metas ousadas é a chave para ter sucesso em uma virada Lean
De acordo com Byrne, essa prática desafia as equipes a mudarem a sua forma de pensar sobre os processos que executam para conseguirem alcançar objetivos tão arrojados. Além disso, ele argumenta que o estabelecimento de metas ousadas demonstra respeito pelas pessoas uma vez que indica que elas são capazes de realizar muito mais que imaginam.