metas lean

Você define METAS para os processos que gerencia?

Melhorar os processos continuamente é essencial para todos que praticam a filosofia lean de gestão. Para isso acontecer, é preciso engajar as pessoas que trabalham na organização, tomar decisões baseadas em fatos e dados e, sobretudo, criar uma cultura de resolução de problemas.

Além disso, segundo Isatto et al. (2000), existem fatores que contribuem para direcionar e consolidar os esforços ligados à melhoria contínua. São eles:

  • Definição clara de prioridades e metas a serem alcançadas
  • Padronização de procedimentos, de forma a consolidar boas práticas e servir de referência para futura melhorias
  • Criação de uma postura de identificação das causas reais dos problemas e implementação de ações corretivas
  • Utilização de indicadores de desempenho para o monitoramento do processo

Dentre os pontos citados acima, tenho notado, durante as visitas que faço às empresas de construção, a falta de objetivos bem definidos para a gestão dos processos, sejam eles de produção, suprimentos, projetos, etc.

Portanto, a dica de hoje é: DEFINA METAS CLARAS PARA OS PROCESSOS! Sem essa definição, as equipes ficam perdidas e não conseguem avançar em direção à excelência operacional.

Para terminar, replico aqui uma interessante provocação que li em um artigo escrito por Art Byrne, autor do livro Lean Turnaround: How Business Leaders Use Lean Principles to Create Value and Transform Their Company.

A definição de metas ousadas é a chave para ter sucesso em uma virada Lean

De acordo com Byrne, essa prática desafia as equipes a mudarem a sua forma de pensar sobre os processos que executam para conseguirem alcançar objetivos tão arrojados. Além disso, ele argumenta que o estabelecimento de metas ousadas demonstra respeito pelas pessoas uma vez que indica que elas são capazes de realizar muito mais que imaginam.

Para refletirPARA REFLETIR
Não se esqueça, defina metas ousadas e pratique a filosofia lean para alcançá-las!

 


Referências:

2000. Isatto, E. et al. Lean Construction: Diretrizes e Ferramentas para o Controle de Perdas na Construção Civil. Porto Alegre: SEBRAE-RS, 2000.
2012. Byrne, A. & Womack, J. P. The Lean Turnaround: How Business Leaders Use Lean Principles to Create Value and Transform Their Company. McGraw-Hill. 272p.
2018. Byrne, A. Por que devo definir metas ousadas? Publicado em 29/06/2018 no site do Lean Institute Brasil (versão em português).


E aí, gostou? Escreva nos comentários! O seu feedback é super importante para a melhoria contínua do conteúdo.

Se você gostou desse post, peço, por gentileza, que compartilhe o link com amigos e colegas de trabalho que possam ter interesse nos temas abordados.

Vamos juntos transformar a construção civil por meio da Lean Construction!

Abraço e até a próxima semana!

Sergio Kemmer

Aprenda Lean Com Quem Entende Do Assunto

Entre na lista de espera para os próximos cursos da SK