Dicas para implantação lean no canteiro de obras

Opa, tudo bem?

Primeiramente, gostaria de desejar um Feliz Ano Novo!

Espero que 2022 seja um ano de muitas conquistas e realizações para todos vocês!

Nesse primeiro blog post do ano, resolvi compartilhar algumas dicas para ajudá-los a implantar a filosofia lean no canteiro de obra. Anotem aí:

1. Aprenda os fundamentos lean

Entender os conceitos e princípios lean de gestão é fundamental para o sucesso de qualquer jornada de transformação lean.
Por isso, antes de implantar as ferramentas lean no canteiro de obra, compreenda os fundamentos que estão por trás delas para ter consciência do que está fazendo e atingir os objetivos esperados.

2. Consiga o apoio da alta administração da empresa

Sem o suporte do dono, diretores, gerentes, enfim dos líderes das empresas, fica praticamente impossível ter sucesso na implantação da filosofia lean.
A jornada de transformação lean envolve mudança de hábitos, comportamentos, rotinas e, principalmente, de mentalidade. É normal que haja resistência nesse processo, por isso é preciso ter o apoio da alta administração da empresa para garantir que as novas formas de trabalho sejam seguidas por todos na organização.

3. Defina claramente o propósito da implantação lean

Todo processo de implantação lean visa um determinado propósito. Pode ser, por exemplo, reduzir o prazo de execução das obras, aumentar a flexibilidade dos produtos por meio da customização dos mesmos, entre outros.
Portanto, lembrem-se sempre de definir claramente, logo no início da jornada, o propósito da implantação do lean na empresa. Vale ressaltar que esse objetivo pode mudar ao longo do tempo e, quando isso acontecer, é preciso que todos sejam comunicados sobre tal mudança.

4. Vá ao Gemba regularmente

Ir ao Gemba, ou seja, ao local onde as coisas acontecem é essencial. Não adianta ficar sentado no escritório lendo relatórios de status e performance, é preciso também ir regularmente ao canteiro de obra para entender os problemas enfrentados na produção e, principalmente, a causa raiz dos mesmos.
Quando for ao Gemba, converse com os operários, sempre com muito respeito, pois eles possuem conhecimento profundo sobre os processos que executam e, portanto, contribuem bastante na resolução dos problemas e melhoria dos processos.

5. Pratique, pratique e pratique

Como disse antes, aprender os fundamentos lean é essencial, mas sem a prática fica impossível entender o funcionamento do sistema e consolidar o conhecimento sobre o assunto.
Por isso, não fique apenas na teoria, vá à campo e pratique os conceitos e princípios lean por meio do uso das ferramentas lean de gestão.

 

Por fim, deixo aqui também uma DICA EXTRA super importante:

Conquiste a estabilidade básica

Estabilidade é sinônimo de previsibilidade, confiabilidade, executar conforme o planejado.
A conquista da estabilidade básica é o primeiro passo em uma jornada de transformação lean, pois sem ela não conseguimos avançar na implementação de outros elementos importantes da filosofia como o Just in Time, por exemplo.

 

 

Você deve estar se perguntando: como conquistar a estabilidade básica? Existem algumas maneiras de alcançar esse objetivo, mas isso é assunto para outro post.

Na próxima semana, abordarei esse tema! Fiquem ligados!!

Abraço e até lá!

Sergio Kemmer

 

Aprenda Lean Com Quem Entende Do Assunto

Aproveite para garantir sua vaga na nossa lista de espera para os próximos cursos da SK.