Engajamento dos colaboradores

Importância do engajamento dos colaboradores na Construção Civil

Conteúdo para profissionais que atuam na indústria da Construção Civil como engenheiros, gestores, arquitetos e interessados no assunto.

SIM!!

Inauguramos hoje nosso tão esperado SK BLOG! Vocês também poderão chamar de SK VLOG, sabe por quê? 

Aqui na SK sempre buscamos fazer diferente. Ao invés de trazer textos e mais textos longos para vocês, iremos trazer conteúdo em vídeo também. TODAS AS SEMANAS! 

#AprendaLeanComQuemEntendeDoAssunto

E aqui em baixo, ficará uma caixa de texto para vocês interagirem conosco. Sabe aquele assunto que você gostaria de se aprofundar mais? Pode pedir que a gente traz aqui, de forma bem simples e didática. 

Bora lá para nosso primeiro conteúdo? 

Para inaugurar nosso SK Blog, escolhemos um tema que é fundamental e que nem sempre  é observado por aqueles que aplicam a filosofia Lean, é o engajamento dos colaboradores nos processos  de planejamento, controle da produção e processo de melhorias. Engajar pessoas e desenvolver  as pessoas está no cerne da transformação Lean.

#VáAoGemba 

Mas, o que é o gemba? É o local onde as coisas acontecem, o que recomendamos quando a gente vai fazer uma transformação Lean? Que a gente crie uma rotina de regularmente irá até o campo para conversar com os  operários, sempre demonstrando muito respeito para ouvi-los a respeito das dificuldades que eles têm sentido, os problemas que eles têm enfrentado e juntos conversar para entender qual a causa raiz desses problemas, melhorar continuamente, promovendo o aprendizado que é a essência da transformação Lean. 

Converse com os operários

Aproxime os líderes de equipe, encarregados, mestre de obra, e faça com que essas pessoas participarem destes processos, seja de planejamento, controle, processo de melhoria.

Como conclusão, o que temos notado é pouca participação dos gestores, e isso não é bom, porque sem o engajamento das pessoas, a gente jamais vai alcançar os objetivos da filosofia Lean, que é a redução sistemática de perdas e também a criação de valor para os nossos clientes, sejam eles internos ou externos.

Para refletirPARA REFLETIR
Como está na sua empresa hoje?

Participe do nosso Webinar Gratuito. Sorteios de ebooks para quem acompanhar ao vivo!