ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

Engajamento dos colaboradores em obra – 4 super dicas

Engajamento dos colaboradores em obra é super importante para que a gente possa alcançar os objetivos da filosofia Lean de gestão, visto que buscamos criar mais valor para os nossos clientes, sejam eles externos ou internos e também reduzir os desperdícios sistematicamente.

A pergunta que fica é “Como que eu garanto esse engajamento? Como que eu crio esse engajamento na minha empresa?”

Para isso, trouxemos 4 super dicas para te ajudar a engajar seus colaboradores! Bora aprender?

 

1 Promover pleno entendimento dos conceitos, dos fundamentos da filosofia.

Para engajar os funcionários é necessário treinar, capacitar e promover o chamado “pleno entendimento” dos conceitos básicos da filosofia, para que as pessoas possam confiar naquilo que vai ser feito como: aderir às novas rotinas, aos novos processos e poder executar conforme a filosofia Lean preconiza. Portanto, é importante entender os fundamentos plenamente para haver confiança, fazendo com que os processos sejam executados conforme o planejado.

 

2 Liderar pelo exemplo

Não adianta nada ficar falando que “eu sou Lean, sou colaborativo, integro o projeto e produção, eu reduzo desperdícios, reduzo perdas, pratico a melhoria contínua…”, se na sua prática do dia a dia, você não faz nada disso.
Para isso, o líder deve agir pelo exemplo! Você deve ter essa consciência e essa reflexão se realmente está liderando pelo exemplo ou somente falando e não praticando aquilo que ele fala.

 

3 Definição de rotinas

Para que haja o engajamento dos colaboradores, é necessário estabelecer rotinas. Elas precisam estar bem definidas, para que as pessoas saibam o que elas têm que fazer a cada momento. Para isso, é necessário ter o pleno entendimento como mencionado na primeira dica deste post. É necessário entender o que tem que ser feito, quando, onde e porquê tem que ser feito. Dessa maneira, a definição dos rituais de gerenciamento se torna uma ferramenta valiosa! Visto que as rotinas bem definidas nos ajudam a criar novos hábitos e comportamentos.

 

4 Uso de ferramentas

O uso das ferramentas também nos ajuda a criar novos comportamentos, visto que elas criam condições alvo. Nós sempre buscamos alcançar os ideais de melhoria dentro dos nossos processos, e por meio das ferramentas, o alcance do objetivo se torna mais fácil.

Acompanhe o vídeo abaixo para entender mais sobre o assunto.

Dessa maneira, promovendo pleno entendimento dos conceitos, liderando pelo exemplo e criando rotinas bem definidas, os funcionários irão entender o real propósito que está em jogo, vão confiar e fazer! 

 

 

Para refletirPARA REFLETIR
Minha equipe está engajada nos processos? Estou fazendo uma boa liderança, pelo meu exemplo? Estou dando voz aos meus colaboradores?