Melhoria Contínua

Melhoria Contínua - Kaizen, como colocar em prática?

Melhoria Contínua ou em outras palavras Kaizen, é um elemento fundamental da filosofia Lean de gestão. Para que ela aconteça de forma adequada, existem 3 requisitos básicos, que são eles:

 
3 REQUISITOS BÁSICOS 

  • Trabalho em equipe: sem ter a participação de todos, a gente realmente não consegue melhorar os processos
  • Gestão participativa: é muito importante escolher as pessoas certas para que a gente possa fazer uma boa análise de causa
  • Fatos e dados: toda melhoria contínua precisa ser baseada em fatos e dados e para isso é necessário conhecer os processos

Acompanhe no vídeo a explicação de cada um destes tópicos.


Não faça mais do mesmo! 

O que tem-se notado é que algumas empresas até entendem a lógica de trabalho em equipe, fazem uma gestão participativa e procuram coletar dados sobre seus processos. Entretanto, muitas vezes esses dados são colocados na gaveta ou ficam armazenados em arquivos de computador e não são utilizados para gerar as ações, sendo estas, tomadas de forma desconectada dos dados.

Portanto, para melhorar qualquer processo, é necessário que ele seja analisado com base nos dados. 

Para refletirPARA REFLETIR
Você toma suas decisões com base em dados? Quando você faz reuniões de performance e de análise de desempenho com vários números e gráficos, pergunte-se: "quais ações tomamos com base nesses dados?". Lembre-se: Dado por dado não tem valor se não tiver uma ação para aproveitá-lo!