PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO PCP

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO  | LEAN x TRADICIONAL

O assunto de hoje é Planejamento e Controle da Produção (PCP)!

Esse é um tema fundamental para o sucesso de qualquer jornada de Transformação Lean por conta de seu papel na estabilização da produção e melhoria contínua dos processos.

Uma pergunta que sempre recebemos quando falamos sobre esse assunto em palestras e cursos é:

Quais as principais diferenças entre o Sistema Lean de Planejamento e Controle da Produção e o Sistema Tradicional aplicado nas construtoras?

O Sistema Lean de PCP, conhecido como Sistema Last Planner™, possui várias diferenças quando comparado à maneira tradicional de se planejar e controlar uma obra. Separamos quatro pontos que consideramos importantes para fazer essa comparação. São eles:

1 | Detalhamento dos planos

Na maioria das obras gerenciadas de forma tradicional, são elaborados planos excessivamente detalhados logo no início do projeto. Na visão Lean, o detalhamento dos planos deve ser feito de forma gradual, ou seja, quanto mais longo for o horizonte de planejamento menos detalhado deve ser o plano.

2 | Participação dos envolvidos no projeto

Tradicionalmente, observa-se pouca participação dos envolvidos no projeto como, por exemplo, engenheiros, mestres, encarregados e empreiteiros no processo de PCP. Planejamentos Lean, por sua vez, demandam muita participação desses agentes, pois sem o engajamento e a colaboração de todos não é possível chegar a um plano realista e eficaz.

3 | Indicadores

Enquanto no sistema tradicional são utilizados normalmente somente indicadores de resultado (custo e prazo, por exemplo), no sistema Lean observamos também o uso de indicadores de processo como o Índice de Remoção de Restrições e Percentual do Plano Cumprido.

4 | Ciclos de controle

Por fim, com relação aos ciclos de controle, na visão Lean eles devem ser curtos (diário e semanal) e não longos (mensal ou quinzenal) como é geralmente adotado pelas empresas tradicionais.

 

Assista o vídeo e saiba mais sobre as diferenças entre Planejamento e Controle da Produção na visão Lean Construction e Tradicional.

Para refletirPARA REFLETIR

Como minha empresa está se comportando com relação aos pontos colocados acima?

 

Aproveitamos para te fazer um convite! Nas próximas semanas, abordaremos práticas Lean de PCP. Elas serão muito úteis para você fazer um diagnóstico desse processo tão importante para o sucesso dos projetos. Não perca!

Até lá!

Aprenda Lean Com Quem Entende Do Assunto

 

Aproveite para garantir sua vaga na nossa lista de espera para os próximos cursos da SK.