BLOG

O que fazer quando as metas planejadas não forem cumpridas pelas equipes na obra?

Essa é uma pergunta que faço durante o curso de planejamento de obras e a resposta mais comum que recebo é “revise o cronograma para ajustar as metas à situação atual da obra”.


Revisar o plano e, consequentemente, as metas, significa fazer com que o planejamento siga a obra quando, na minha opinião, o que deve acontecer é o contrário, ou seja, a obra deve seguir o plano e cumprir as metas definidas.


Vale lembrar que a definição de metas no processo de planejamento deve ser feita de forma colaborativa com aqueles que executam os processos em função do conhecimento profundo que eles possuem sobre o trabalho. Dessa forma, teremos um plano realista e profissionais comprometidos com o alcance dos objetivos planejados.


Portanto, a resposta correta para a pergunta acima é “quando as metas de produção não forem cumpridas, é preciso entender a razão de seu não cumprimento para que seja possível definir ações de melhoria no intuito de evitar que tais problemas se repitam”.


Encontrar a causa raiz dos problemas é fundamental para a estabilidade e melhoria contínua dos processos!


Nunca se esqueça, gestores que seguem a filosofia Lean Construction precisam aprender com os erros ao invés de buscar culpados pelas falhas. O foco deve ser em consertar o processo e não em punir as pessoas, pois culpá-las não resolverá os problemas.

Para refletir

PARA REFLETIR
Na construtora onde você atua:

  • A obra segue o planejamento ou o contrário?
  • Quantas vezes você já revisou o cronograma macro da obra?
  • Você toma ações corretivas com base nas causas dos problemas?

E aí, gostou? Escreva nos comentários! O seu feedback é super importante para a melhoria contínua do conteúdo.

Se você gostou desse post, peço, por gentileza, que compartilhe o link com amigos e colegas de trabalho que possam ter interesse nos temas abordados.

Vamos juntos transformar a construção civil por meio da Lean Construction!

Abraço e até a próxima semana!

Quer melhorar o resultado de suas obras?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
plugins premium WordPress