POR QUE DEVEMOS PRATICAR A GESTÃO VISUAL NAS OBRAS?
A gestão visual (GV) desempenha um papel central em qualquer jornada de Transformação Lean.
Através da GV, os problemas e os desvios em um sistema de produção são rapidamente identificados. Assim, ações corretivas são tomadas para melhorar a performance do sistema.
A GV tem o potencial de aumentar a transparência dos processos, permitir a colaboração entre as partes interessadas e melhorar a comunicação entre as equipes.
QUADRO DE GESTÃO VISUAL NO LOCAL DE TRABALHO
Um exemplo de dispositivo visual bastante utilizado por empresas que praticam a Lean Construction é o quadro de gestão visual situado no local de trabalho como o pavimento, por exemplo.
Ele facilita a comunicação das informações sobre a produção e ajuda a promover o engajamento dos colaboradores, o qual é primordial para o sucesso da implantação da filosofia Lean de gestão.
Esse quadro pode conter várias informações como, por exemplo:
- Diagrama de sequência das atividades
- Ficha de verificação dos serviços
- Procedimentos de execução
- Informações sobre a equipe
Um aviso importante!
Cuidado para não poluir o quadro com dados irrelevantes. Identifique quem consumirá as informações e analise quais as necessidades desses usuários.
Por fim, não tem como falar de gestão visual sem mencionar as ROTINAS DE GESTÃO. Os dispositivos visuais precisam estar integrados aos processos e rotinas de gerenciamento.
Lembre-se: Aumentar a transparência dos processos e engajar os colaboradores é fundamental!

PARA REFLETIR
Os operários tem consciência sobre suas metas? Você leva essas informações até eles?
Quer melhorar o resultado de suas obras?