CANTEIRO DE OBRAS LEAN

Opa, tudo bem?

No primeiro blog post do ano, compartilhei algumas dicas para ajudá-los a implantar a filosofia lean no canteiro de obra. Se você não teve acesso a esse conteúdo, recomendo que veja agora, pois ele está excelente e tenho certeza que contribuirá para o sucesso de sua jornada de transformação lean!

Para acessar esse post, basta clicar neste link: DICAS PARA TER SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO LEAN CONSTRUCTION

 


Como disse semana passada, a conquista da ESTABILIDADE BÁSICA é um dos passos iniciais no processo de implantação da filosofia Lean nas obras.

Estabilidade é sinônimo de previsibilidade, confiabilidade, ou seja, executar conforme o planejado.

Se não conquistarmos a estabilidade básica, não conseguimos avançar na implementação de outros elementos importantes da filosofia lean como o Just in Time (JIT), por exemplo. Afinal, se não temos uma previsão confiável sobre quando as atividades acontecerão no canteiro de obra, como implantar o JIT?!

Conforme prometido, seguem abaixo algumas formas de alcançar esse objetivo:

 

1  |  Faça o Projeto do Sistema de Produção

O Projeto do Sistema de Produção (PSP) é a primeira tarefa gerencial em qualquer esforço produtivo. Ele visa reduzir incertezas logo no início do projeto e, com isso, favorecer o alcance da estabilidade.

De acordo com Fábio Schramm, profissional especialista no assunto, os objetivos do PCP são:

  • Prover recursos adequados, capazes de produzir o produto conforme as especificações
  • Melhorar o fluxo de materiais e informações através do sistema
  • Fornecer tecnologia e pessoas adequados e confiáveis
  • Assegurar alta utilização dos recursos
  • Promover a flexibilidade do sistema

 

2  |  Implemente o Sistema Last Planner

O Sistema Last Planner™ (SLP) é o sistema lean de planejamento e controle da produção. Ele foi concebido por Glen Ballard e Greg Howell, duas referências mundiais em Lean Construction, para produzir um fluxo de trabalho previsível no canteiro de obra e rápido aprendizado.

Através de um planejamento hierárquico e colaborativo, conseguimos estabilizar o fluxo produtivo bem como promover a estabilização do projeto e a melhoria contínua.

Além dos benefícios acima, vale destacar o SLP também ajuda a combater os chamados silos organizacionais uma vez que sua aplicação promove a integração e colaboração entre os envolvidos no projeto.

 

3  |  Padronize os processos

A padronização dos processos contribui para o alcance da estabilidade básica, pois o trabalho padronizado estabelece procedimentos precisos para o trabalho de cada um dos operadores em um processo de produção (LIB, 2003).

Além disso, a padronização também serve como base para a melhoria, pois só conseguimos saber se melhoramos algum processo se conhecermos o status atual do mesmo.

 

E aí, gostou? Escreva nos comentários sua visão sobre os assuntos colocados acima. Será um prazer trocar ideias e experiências com vocês sobre a aplicação prática da filosofia Lean na construção.

Abraço e até a próxima semana!

 


REFERÊNCIA: 2003. LIB – Lean Institute Brasil. Léxico Lean: glossário ilustrado para praticantes do Pensamento Lean. Compilado por Lean Enterprise Institute. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003.

Sergio Kemmer

 

Aprenda Lean Com Quem Entende Do Assunto

Aproveite para garantir sua vaga na nossa lista de espera para os próximos cursos da SK.