cronograma lean

Cronograma Macro de obra pode (e deve) ser Lean

cronograma lean

Você considera princípios lean durante a elaboração do cronograma macro da obra?

Gosto de utilizar a linha de balanço (LB) para representar o cronograma macro da obra, pois é uma ferramenta de planejamento que possui alinhamento com os fundamentos lean de gestão. Ela representa, de forma muito visual, os fluxos de produção no tempo e espaço.

linha de balanço

Na LB, conseguimos identificar uma série de aspectos super relevantes ligados à filosofia lean como, por exemplo, lote, ritmo e fluxo. Por isso, no post de hoje, descreverei, de forma simples e direta, os motivos pelos quais devemos estar atentos a tais fatores quando formos elaborar o cronograma macro do projeto.

LOTE

A definição do lote é de suma importância para quem pratica a filosofia Lean de gestão. Quanto menor, melhor! Lotes de produção pequenos são executados em menor tempo, promovem rápido aprendizado e possibilitam maior flexibilidade para se adaptar às mudanças na demanda.

RITMO

Outro parâmetro importantíssimo que devemos prestar atenção em um cronograma macro são os ritmos de execução dos pacotes de trabalho. Busque, sempre que possível, estabelecer um ritmo constante para as diferentes frentes de produção, pois isso resultará em ganhos para o projeto como redução de prazo e custo, por exemplo.

FLUXO

Por último, mas não menos importante, tenha uma visão de fluxo quando analisar o cronograma macro de sua obra. Observe se o produto (lote de produção) está sendo constantemente processado (fluxo contínuo) e garanta que as equipes trabalhem em fluxo ininterrupto, pois isso levará à redução de perdas e melhoria nos resultados.

Para refletirPARA REFLETIR
Analise o cronograma macro de sua obra e reflita sobre os parâmetros citados acima. Depois me conta qual foi o resultado dessa análise, ok?

E aí, gostou? Escreva nos comentários! O seu feedback é super importante para a melhoria contínua do conteúdo.

Se você gostou desse post, peço, por gentileza, que compartilhe o link com amigos e colegas de trabalho que possam ter interesse nos temas abordados.

Vamos juntos transformar a construção civil por meio da Lean Construction!

Abraço e até a próxima semana!

Sergio Kemmer

Aprenda Lean Com Quem Entende Do Assunto

Entre na lista de espera para os próximos cursos da SK


Curso Trasnformação Lean